Repórter Recife – PE – Brasil

Filhote de rinoceronte-branco, Silverio, pesa 90 quilos com apenas 12 dias de vida no Buin Zoo, no sul de Santiago.

O Buin Zoo, localizado no sul de Santiago, apresentou nesta terça-feira (2) o novo filhote de rinoceronte-branco, Silverio, que com apenas 12 dias de vida já pesa impressionantes 90 quilos. O nascimento de Silverio em 20 de junho marca o terceiro animal da espécie a nascer em cativeiro na América do Sul.

O filhote é fruto do casal de rinocerontes Oliver e Hannah, únicos representantes da espécie originária da África nascidos na região. Após um ano e sete meses de gestação, Silverio chegou ao mundo pesando 74,3 quilos, e ganhou cerca de 15 quilos em menos de duas semanas. Os adultos desta espécie podem chegar a pesar até dois mil quilos.

O diretor do zoológico, Ignacio Idalsoaga, explicou que, logo após o parto, a mãe Hannah se mostrou muito cuidadosa, deitando-se para que a cria pudesse se alimentar. Até o momento, Silverio tem como irmãos mais velhos Pantaleón e Atanasio, nascidos em 2017 e 2020, respectivamente.

No entanto, devido ao comportamento territorial do pai e ao risco de consanguinidade, os irmãos mais velhos de Silverio foram enviados para outros zoológicos na Colômbia e no Brasil. Sobre o futuro do jovem rinoceronte, Idalsoaga destacou o compromisso em formar novas famílias dessa espécie em diferentes partes do mundo.

O rinoceronte-branco, considerado a maior das cinco espécies do animal e classificado como “quase ameaçado” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), tem uma população estimada em 16 mil exemplares, sendo 808 em cativeiro. Nos últimos 12 meses, oito rinocerontes da espécie nasceram em cativeiro no mundo, sendo Silverio o mais recente deles.

Sair da versão mobile