Inscrições abertas: Novo edital do Programa Mais Médicos oferece 3.184 vagas em mais de 1,5 mil cidades brasileiras.

As inscrições para o novo edital do Programa Mais Médicos foram abertas nesta terça-feira (2) e vão até as 18h de sábado (6), oferecendo um total de 3.184 vagas em mais de 1,5 mil cidades brasileiras. Neste edital, uma novidade: pela primeira vez, o governo disponibilizará vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que o programa beneficie mais de 10,6 milhões de pessoas, com médicos atuando no primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de regiões prioritárias e de vulnerabilidade social. O objetivo é preencher os vazios assistenciais que foram deixados de lado desde 2018, garantindo o acesso da população à saúde.

Os médicos selecionados receberão uma bolsa-formação no valor de R$ 14.058 por mês, que poderá ser paga durante quatro anos. Além disso, as vagas obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos, com um mínimo de 20% para cotas étnico-raciais e 9% para pessoas com deficiência. Profissionais brasileiros ou estrangeiros e brasileiros formados no exterior podem participar da seleção, sendo que os médicos formados no Brasil terão preferência.

O programa Mais Médicos tem como objetivo fortalecer a atenção básica de saúde e garantir assistência médica para a população, principalmente em áreas mais vulneráveis. Com essa iniciativa, o governo busca assegurar o acesso de todos os cidadãos brasileiros a atendimentos de saúde de qualidade, independentemente de sua localização geográfica ou condição social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo