MEC institui Enade das Licenciaturas para avaliar formação de professores no ensino básico em nova medida publicada no DOU.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas) com o objetivo de avaliar os cursos responsáveis por formar professores para atuar no ensino básico. A medida foi oficializada e divulgada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (1º).

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação dos cursos de formação de professores passará por uma reformulação e terá um maior foco na análise das competências dos docentes em vez de se concentrar nos conteúdos disciplinares de cada curso. Para a primeira edição do Enade das Licenciaturas, foram introduzidas mudanças no formato das provas e nas matrizes de referência de cada área de avaliação.

Além de avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes, o Enade das Licenciaturas também irá contemplar a avaliação das habilidades adquiridas pelos estudantes ao longo dos estágios supervisionados obrigatórios. A expectativa do Inep é que mais de 370 mil estudantes de todo o Brasil participem do Enade deste ano, com as datas das provas sendo divulgadas posteriormente em um edital específico.

A avaliação será aplicada em cursos de 17 áreas de conhecimento de formação de professores, como artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, entre outras. A partir deste ano, as provas do Enade das Licenciaturas serão divididas em duas partes: a de Formação Geral Docente, comum a todas as licenciaturas, e a parte específica de cada área.

O Enade é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, competências e habilidades necessárias à formação profissional, além de verificar o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. A iniciativa também visa contribuir para a construção e aprimoramento de políticas públicas educacionais e para o aperfeiçoamento dos processos pedagógicos das instituições de ensino superior.

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