Estudo revela baixo nível de gestão de lideranças públicas em secretarias estaduais de Educação, Saúde e Gestão, aponta pesquisa.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Insper em parceria com a Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, revelou dados preocupantes sobre a gestão de lideranças públicas nas secretarias estaduais de Educação, Saúde e Gestão. Segundo o estudo, 77% das secretarias estão em níveis abaixo do ideal em termos de gestão de políticas para líderes públicos.

O Mapa de Gestão de Lideranças (MGL) analisou 57 secretarias estaduais e demonstrou que apenas 6% delas apresentam níveis considerados de referência em boas práticas de gestão de pessoas em cargos de liderança. A pesquisa indicou que 17% das secretarias estão em um nível intermediário, enquanto a maioria, 77%, está em situação preocupante, com pontuações abaixo do ideal.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, o objetivo do mapeamento foi identificar capacidades, práticas estatais e potencialidades a serem exploradas pelos governos na profissionalização de seus quadros de dirigentes. O MGL buscou identificar boas práticas de gestão de pessoas no alto escalão dos governos estaduais e diagnosticar as lacunas existentes entre o modelo referencial e a realidade dos estados brasileiros.

O diretor de Conhecimento, Dados e Pesquisa da Fundação Lemann, Daniel de Bonis, destacou a importância de promover a diversidade nas lideranças públicas e ressaltou a necessidade de avançar nesse sentido. Ele enfatizou a importância de programas robustos de desempenho e desenvolvimento de líderes para garantir um serviço público de qualidade e contribuir para o desenvolvimento do país.

O professor do Insper e coordenador acadêmico do Mapa de Gestão de Lideranças, Gustavo Tavares, enfatizou a importância de processos que garantam que os ocupantes de cargos de direção nos governos tenham as competências necessárias para um alto desempenho. Ele ressaltou a relevância do MGL como um projeto que busca disseminar boas práticas de gestão estratégica de pessoas no setor público e promover a profissionalização da alta direção no setor público.

Diante dos dados alarmantes apresentados pela pesquisa, fica evidente a necessidade de investimentos e ações efetivas para melhorar a gestão de lideranças públicas nas secretarias estaduais, visando aprimorar a qualidade do serviço público e contribuir para o desenvolvimento do país.

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