Representante especial da União Europeia para os direitos humanos se reúne com Comissão no Senado para discutir prioridades legislativas.

Nesta quinta-feira (4), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) terá a honra de receber o representante especial da União Europeia para os direitos humanos, Olof Skoog. O diplomata sueco, nomeado para a função em fevereiro por um período de dois anos, estará no Brasil até sábado (6) para participar de reuniões e encontros com autoridades governamentais e representantes da sociedade civil.

A chegada de Skoog à CDH será marcada por uma recepção pelo presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS), e também contará com a presença da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf. O objetivo do encontro é promover o intercâmbio de informações e discussões sobre as prioridades legislativas do colegiado.

Segundo o Conselho da União Europeia, o trabalho do representante especial tem como foco a colaboração com o Serviço Europeu para a Ação Externa e as instituições da UE para assegurar a eficácia e visibilidade da política do bloco em relação aos direitos humanos em nível internacional. Além disso, Skoog contribui para a implementação da política da UE nesse sentido, bem como para fortalecer a participação da Europa nos diálogos com governos, organizações internacionais e sociedade civil.

A comitiva que acompanha o representante especial também conta com importantes membros, como o chefe de delegação adjunto, Jean-Pierre Bou, e as assessoras políticas Magdalena Gawronska e Clara Olander. Além disso, estão presentes na delegação o oficial político da Divisão de Direitos Humanos do Serviço Europeu para a Ação Externa, Juan Jose Garcia Carreno, e a oficial política Valerie Bandeira de Lima Sax.

A presença de Olof Skoog e sua comitiva na CDH representa mais um passo importante na colaboração entre a União Europeia e o Brasil em questões fundamentais como os direitos humanos. A troca de informações e a discussão de prioridades legislativas certamente contribuirão para o fortalecimento dos laços entre os dois blocos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo