Senador destaca queda do desemprego e criação de empregos formais durante governo Lula, com menor índice dos últimos 10 anos

Em discurso proferido nesta quarta-feira (3), o senador Paulo Paim, do Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Sul, ressaltou a queda significativa no índice de desemprego e a criação de empregos formais durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Paim, o país atingiu em abril deste ano a menor taxa de desemprego dos últimos dez anos, o que representa um avanço positivo no mercado de trabalho.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,8%, uma redução de 1 a 2 pontos percentuais em comparação com o ano de 2023. O senador destacou que mais de 100,7 milhões de brasileiros estavam empregados com carteira assinada em 2023, conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele ressaltou que a maioria dos novos postos de trabalho foram gerados no mercado formal, com um crescimento de 4,4% no número de trabalhadores com algum tipo de registro, em comparação com o aumento de apenas 1% no setor informal.

Paim enfatizou a importância da queda do desemprego para o desenvolvimento econômico e social do país, destacando que mais empregos geram maior estabilidade financeira e contribuem para a inclusão social. O senador também elogiou a criação de novas vagas formais, ressaltando que isso beneficia a economia como um todo ao aumentar o poder de compra da população e estimular o consumo interno.

Além disso, o parlamentar ressaltou que o acesso ao emprego possibilita que mais pessoas saiam da vulnerabilidade e melhorem suas condições de vida, contribuindo para uma maior inclusão social. Ele mencionou ainda que, durante o governo Lula, houve um aumento real no salário-mínimo e o fortalecimento de programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, bem como a atração de investimentos estrangeiros para o país.

Apesar dos avanços conquistados, Paulo Paim reconheceu que ainda há muito a ser feito, mas afirmou que os horizontes são promissores para o mercado de trabalho e a economia brasileira. Com a criação de mais empregos e a redução do desemprego, o senador acredita que o país terá um impacto positivo na arrecadação dos governos e mais recursos para investir em políticas públicas em benefício da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo