Ucrânia ataca com drones navais soviéticos em porto russo no Mar Negro, revela Ministério da Defesa da Rússia.

Na manhã desta quarta-feira (3), a Rússia divulgou informações sobre um suposto ataque noturno de drones navais soviéticos em Novorosiisk, cidade que abriga parte da frota russa no Mar Negro. Segundo o Ministério da Defesa russo, dois barcos não tripulados que se dirigiam para Novorosiisk foram destruídos na região. Imagens divulgadas pela pasta mostram explosões noturnas, porém não há informações sobre possíveis danos causados.

Desde a invasão russa ocorrida em fevereiro de 2022, a Ucrânia tem conseguido manter a frota russa do Mar Negro afastada, realizando ataques a navios e bases russas por meio de mísseis, drones navais e drones aéreos. Um exemplo disso foi o ataque a uma ponte estratégica que ligava o território russo à península da Crimeia, anteriormente anexada pela Rússia.

Em decorrência desses ataques, os navios de guerra russos retrocederam da região nos anos de 2022 e 2023, permitindo à Ucrânia reabrir rotas marítimas para exportação de produtos agrícolas. No entanto, o recente ataque de drones navais demonstra a capacidade ucraniana de enviar esse tipo de equipamento até a costa russa de forma discreta e difícil de detectar.

A incursão dos drones navais ocorreu a centenas de quilômetros de áreas sob controle ucraniano, indicando que os equipamentos conseguiram atravessar setores do Mar Negro que, teoricamente, estariam sob controle russo. Esse fato reforça a habilidade da Ucrânia em realizar esse tipo de operação, mesmo em território considerado seguro para os russos.

A situação no Mar Negro segue tensa e a troca de ataques entre Ucrânia e Rússia parece longe de chegar a um fim. A comunidade internacional segue atenta a esses confrontos, que têm gerado preocupação em relação a uma possível escalada do conflito na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo