Os projetos de BRT Eixo Sul e BRT Eixo Norte, previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), têm um investimento estimado em R$ 28,3 bilhões até 2026. Os prefeitos de Luziânia, Diego Sorgatto, e Valparaíso de Goiás, Pábio Correia Lopes, destacaram a importância da obra para a vida da população local.
Pábio destacou que Brasília depende da mão de obra proveniente das cidades vizinhas e classificou o projeto como um dos maiores investimentos que o poder público pode realizar na região. Ele sugeriu a criação de um grupo de trabalho para agilizar a liberação de licenças e autorizações necessárias para a construção do BRT.
A secretária nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse, reconheceu que os estudos para o projeto estão atrasados e ressaltou a importância de definir questões como a criação de marginais para comportar o BRT. Ela defendeu a necessidade de uma gestão integrada do sistema para garantir a eficiência do transporte.
O BRT, sigla em inglês para Bus Rapid Transit, é um sistema de transporte público que utiliza ônibus rápidos em vias exclusivas para oferecer serviços de alta capacidade, velocidade e qualidade. A governança do funcionamento do BRT ainda precisa ser definida, conforme apontado pela Secretária do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury de Lima.
O valor destinado à execução do BRT Norte é de R$ 1,5 bilhão, enquanto o BRT Sul tem um orçamento de R$ 750 milhões. O chefe da Unidade de Projetos da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Fabiano dos Santos Campos Guimarães, enfatizou que o apoio dos gestores goianos tem sido fundamental para o avanço do projeto.
O senador Esperidião Amin (PP-SC) elogiou a iniciativa de Jorge Kajuru em debater o tema e ressaltou a importância do investimento no transporte público para torná-lo mais adequado e acessível. A discussão em torno do BRT demonstra a preocupação dos parlamentares e autoridades presentes em proporcionar uma alternativa de transporte de qualidade para a região.