Ministério da Saúde encerra operações do Centro de Emergência para Dengue após 142 dias de atividades coordenadas em todo o país.

O Ministério da Saúde encerrou as atividades do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE) após 142 dias de intensa atuação. Instalado em fevereiro de 2024 para lidar com a explosão de casos de dengue no país, o COE foi fundamental na coordenação e integração das ações entre a pasta e os estados.

Segundo informações do Ministério da Saúde, com a situação emergencial superada, o órgão continua realizando vigilância intensiva das arboviroses e planejando medidas para evitar futuras epidemias no país. Dentre as principais ações realizadas pelo COE destacam-se visitas técnicas de apoio em vários estados, suporte da Força Nacional do SUS, investigações epidemiológicas, plataforma de vigilância epidemiológica em áreas indígenas, entre outras.

Com o encerramento do COE, a Sala Nacional de Arboviroses foi reativada para acompanhar e enfrentar casos de dengue, chikungunya, zika e febre Oropouche de forma permanente. Além disso, o Ministério da Saúde está trabalhando na construção do Plano de Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses 2024/2025, que conta com a participação de representantes de organismos internacionais, pesquisadores, gestores e sociedade civil.

A necessidade desse plano é justificada pelas mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos, que têm impactado o aumento de casos de dengue em diversos países. Apesar do Brasil ter registrado um aumento no número de casos suspeitos, estudos da Organização Mundial da Saúde mostram que proporcionalmente outros países tiveram aumentos ainda maiores.

Com a elaboração e implementação desse plano, o Ministério da Saúde busca combater efetivamente a proliferação das arboviroses no país, com um conjunto de ações a curto, médio e longo prazo. A colaboração de diversos setores e ações integradas são essenciais para garantir o controle dessas doenças e proteger a população brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo