Trabalhistas alcançam vitória histórica e encerram 14 anos de governo conservador no Reino Unido

Nesta quinta-feira (4) as eleições legislativas britânicas tomaram um rumo histórico, com os Trabalhistas alcançando uma vitória sem precedentes. De acordo com as pesquisas de boca de urna, o partido de centro-esquerda liderado por Keir Starmer conquistaria 410 das 650 cadeiras da Câmara dos Comuns, deixando os conservadores do primeiro-ministro Rishi Sunak com apenas 131 assentos.

Esses números representam um marco na história política britânica, com os conservadores sofrendo sua pior derrota eleitoral em mais de um século. Esta será a primeira vez desde 1906 que os conservadores obtêm um resultado tão baixo em termos de assentos parlamentares.

Além disso, a entrada do partido de extrema direita Reform UK, liderado por Nigel Farage, no Parlamento com 13 assentos, surpreendeu as expectativas. Enquanto isso, os Trabalhistas se consolidaram como o maior partido, à frente do centrista Partido Liberal Democrata, que conquistou 61 assentos.

Keir Starmer, em suas primeiras declarações após as projeções das pesquisas, agradeceu a todos que votaram e apoiaram o Partido Trabalhista durante a campanha. Ele ressaltou a importância da confiança depositada neles e prometeu uma gestão responsável da economia, com foco no fortalecimento dos serviços públicos, em especial o sistema de saúde.

Tim Bale, professor de ciência política em Londres, considerou os resultados uma “tragédia” para os conservadores. Rishi Sunak, em um tom de resignação, agradeceu a todos os voluntários e eleitores por seu apoio durante a campanha, admitindo a derrota.

Esta mudança de cenário político marca o fim de uma era de 14 anos de governos conservadores no Reino Unido. A população britânica agora aguarda ansiosa pela posse de Keir Starmer como primeiro-ministro, esperando as mudanças prometidas pelo novo governo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo