Conselho de Ética e Decoro Parlamentar se reúne após mais de um ano para analisar 19 pedidos de abertura de procedimento disciplinar.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado se reuniu após mais de um ano de inatividade para discutir 19 itens em sua pauta, a maioria referente a pedidos de abertura de procedimento disciplinar contra diversos parlamentares, incluindo senadores como Flávio Bolsonaro, Jorge Kajuru, Marcos do Val, Randolfe Rodrigues e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Além disso, será escolhido um novo relator para uma representação contra o senador Chico Rodrigues, relacionada a uma operação da Polícia Federal em sua residência, que busca investigar desvios de recursos destinados ao combate da pandemia em Roraima.

O presidente do Conselho de Ética, senador Jayme Campos, conduzirá a reunião que analisará os casos em pauta. De acordo com a Resolução 20 de 1993, que instituiu o Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, caso uma representação seja acolhida, o senador acusado será notificado para apresentar sua defesa prévia, seguida da designação de um relator, escolhido por sorteio entre os membros do colegiado.

Entre as denúncias em discussão, algumas estão relacionadas aos eventos de ataques golpistas aos três Poderes em janeiro de 2023. Uma delas é uma petição contra o senador Marcos do Val, movida por senadores que acusam o parlamentar de depoimentos contraditórios sobre um suposto plano golpista. Outras petições abordam o chamado “Orçamento secreto” e acusações de uso indevido de recursos de emendas parlamentares por diversos senadores.

A reunião do Conselho de Ética é aguardada com expectativa, uma vez que ela pode resultar em medidas disciplinares que vão desde advertências até a perda definitiva do mandato dos parlamentares envolvidos. No final, será o Plenário do Senado quem decidirá o destino dos acusados, em votação secreta e por maioria absoluta de votos. Este encontro é fundamental para manter a integridade e o decoro no exercício da função parlamentar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo