O Aeroporto de Hamad, no Qatar, liderou a classificação, seguido pelo Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, em segundo lugar, e pelo Aeroporto Chubu Centrair, no Japão, em terceiro.
O estudo avaliou 239 aeroportos em todo o mundo, com a participação de 17,5 mil usuários de 64 países, no período de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024. Os critérios analisados foram a pontualidade dos voos, a opinião dos clientes sobre a qualidade dos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e a qualidade das lojas e restaurantes.
O Aeroporto Internacional de Brasília se destacou com nota 8,32, obtendo 8,6 para pontualidade dos voos, 8,0 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade das lojas e alimentação. Por outro lado, o Aeroporto Internacional de Belém alcançou nota 8,26, com 8,3 para pontualidade dos voos, 8,1 para qualidade do serviço e 8,3 para qualidade de alimentação e lojas.
Segundo Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil, o país teve menos destaque no ranking deste ano, com apenas dois aeroportos entre os dez melhores do mundo. Além de Brasília e Belém, o Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes ficou em 14º lugar, e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Tancredo Neves em 19º.
Publicado desde 2015, o AirHelp Score visa ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos, oferecendo uma avaliação abrangente das companhias aéreas e aeroportos ao redor do mundo.