Especialistas apontam cinco razões que tornam difícil perder peso após os 40 anos: entenda como lidar com esses desafios.

Manter um peso saudável é essencial para prevenir uma série de doenças, como doenças cardíacas, hipertensão, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. No entanto, à medida que envelhecemos, essa tarefa pode se tornar mais complicada. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, é fundamental adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas, para alcançar e manter o peso ideal ao longo dos anos.

A empresa australiana Sanitarium, especializada em estilo de vida saudável, apontou que, aos 30 anos, nosso corpo precisa de menos energia, o que pode influenciar na quantidade de comida que ingerimos. Com o passar dos anos e a chegada à meia-idade, as mudanças nos músculos, hormônios e metabolismo podem dificultar a manutenção do peso.

Uma das razões para a dificuldade em perder peso à medida que envelhecemos está relacionada à perda de massa muscular. A nutricionista Trish Guy explicou que a massa muscular diminui com a idade, o que afeta a capacidade do corpo de queimar calorias. Além disso, o aumento do estresse e as mudanças no metabolismo também podem contribuir para o ganho de peso.

Outro fator que influencia no ganho de peso com o passar dos anos são as mudanças hormonais. Mulheres que passam pela menopausa e homens com níveis reduzidos de testosterona podem ter mais dificuldade em controlar o peso. Além disso, as responsabilidades da fase adulta, como cuidar da família e obrigações financeiras, também podem interferir nos hábitos alimentares e de exercício.

Diante desse cenário, especialistas recomendam a inclusão de treinamento de força na rotina, controle do consumo calórico diário, prática de exercícios cardiovasculares, moderação do consumo de doces, entre outras dicas. Consultar um profissional de saúde para orientações personalizadas é essencial para alcançar e manter um peso saudável após a meia-idade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo