Repórter Recife – PE – Brasil

Presença feminina supera masculina na delegação brasileira para os Jogos de Paris, com expectativa de mais medalhas para as mulheres.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) finalizou a seleção dos atletas que irão representar o Brasil nos Jogos de Paris, que terão início daqui a duas semanas. Uma marca inédita foi alcançada, com a presença feminina superando a masculina na delegação. Dos 277 atletas classificados, 55% são mulheres, um aumento de 8% em relação à última edição dos Jogos em Tóquio.

Entre os motivos que contribuíram para esse aumento de atletas mulheres em Paris está a classificação em esportes coletivos, que possuem um maior número de vagas disponíveis. As brasileiras estarão presentes em competições de futebol, vôlei, handebol e rugby, enquanto os homens somente asseguraram presença no vôlei e basquete.

Com o crescimento do número de atletas brasileiras, a expectativa por conquista de mais medalhas do que os homens também aumenta. Grandes nomes do esporte nacional, como Rebeca Andrade na ginástica artística, Beatriz Ferreira no boxe, Rayssa Leal no skate street, Ana Marcela Cunha na maratona aquática e a dupla Ana Patrícia/Duda no vôlei de praia, despontam como favoritas ao pódio.

O diretor-geral do COB e chefe da Missão Paris 2024, Rogério Sampaio, analisou a possibilidade de as mulheres conquistarem mais medalhas do que os homens pela primeira vez em Jogos Olímpicos, destacando o histórico recente de grandes desempenhos das atletas brasileiras no cenário internacional. Ele ressaltou que no Pan de Santiago já houve mais medalhas femininas, e a tendência é que este cenário se repita em Paris.

A equipe da ginástica artística será a primeira a desembarcar na Vila Olímpica, localizada em Saint Denis, no subúrbio de Paris. A chegada dos atletas brasileiros está prevista para a próxima quinta-feira (18), dando início à jornada do Time Brasil nos Jogos de Paris em busca de mais recordes e conquistas.

Sair da versão mobile