Repórter Recife – PE – Brasil

Comissão de Direitos Humanos debaterá importância da educação midiática na semana de vivência do Programa Jovem Senador 2024.

A educação midiática é um tema de grande relevância nos dias atuais, principalmente diante do cenário de rápida disseminação de informações por meio das redes sociais e dos meios de comunicação. Trata-se do aprendizado de habilidades que visam desenvolver a capacidade de análise crítica e o consumo consciente dessas informações, a fim de combater a disseminação de fake news e promover um maior discernimento por parte do público.

Nesse contexto, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) promoverá um debate sobre a educação midiática durante a semana de vivência legislativa do Programa Jovem Senador 2024, atendendo a um pedido do presidente do colegiado, o senador Paulo Paim (PT-RS). A iniciativa tem como objetivo fomentar a reflexão sobre a importância da educação midiática na formação dos jovens e na construção de uma sociedade mais crítica e informada.

Em entrevista, a professora do Departamento de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), Rafiza Varão, ressaltou a relevância do tema e destacou a necessidade de se promover a educação midiática desde cedo, nas escolas, a fim de preparar os estudantes para lidar de forma consciente e crítica com as informações que recebem.

Para Varão, a educação midiática não se restringe apenas à identificação de fake news, mas também engloba o desenvolvimento de habilidades como a decodificação de discursos midiáticos, a compreensão das estratégias de manipulação da informação e o estímulo ao pensamento crítico.

Diante disso, o debate promovido pela CDH durante o Programa Jovem Senador 2024 se apresenta como uma oportunidade única para discutir e disseminar práticas e conhecimentos relacionados à educação midiática, visando contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos no mundo da comunicação e da informação.

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