Aprovação da saúde mental de Biden despenca para 24% após debate com Trump, aponta pesquisa do Pew Research Center.

Segundo pesquisa do instituto Pew Research Center, o número de americanos que consideram o presidente Joe Biden como mentalmente afiado chegou a uma mínima histórica, atingindo apenas 24%. Esse resultado foi obtido após um debate televisivo com o ex-presidente republicano Donald Trump. Desde sua eleição, em novembro de 2020, Biden vem perdendo apoio nesse quesito, já que na época de sua eleição, 46% das pessoas o consideravam mentalmente afiado. Em 2021, esse índice chegou ao pico de 53%, mas vem diminuindo desde então, chegando a 30% em janeiro de 2024.

Por outro lado, o candidato republicano é visto como mentalmente afiado por 58% dos entrevistados, um aumento em relação aos 50% durante a campanha de 2020. Biden, que tem 81 anos, tem sido alvo de críticas em relação a sua capacidade para exercer o cargo, principalmente após seu desempenho desastroso no primeiro debate presidencial em junho de 2023.

Além disso, a pesquisa também revelou que 48% dos entrevistados consideram Biden como alguém honesto, enquanto para Trump esse número é de 36%. Ambos os candidatos são vistos como constrangedores por 63% das pessoas entrevistadas.

No cenário eleitoral, Trump lidera com 44% das intenções de voto, seguido por Biden com 40% e o candidato independente Robert F. Kennedy Jr. com 15%. Em uma simulação de votos entre Trump e Biden, a pesquisa aponta uma vitória apertada para o atual presidente, com 50% contra 47%.

A pesquisa do Pew Research Center foi realizada entre 1º e 7 de julho com 9.424 adultos, incluindo 7.729 eleitores aptos. Os resultados refletem a opinião pública em relação aos candidatos, demonstrando um cenário desafiador para a reeleição de Joe Biden à Casa Branca.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo