Repórter Recife – PE – Brasil

Presidente da Itália inicia visita ao Brasil em comemoração aos 150 anos da imigração italiana, destacando cooperação bilateral e acordos mútuos.

O presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, desembarcou neste domingo (14) no Brasil para uma visita de cinco dias, marcando a primeira viagem de um chefe de Estado italiano ao país em 24 anos. Durante a visita, que tem como destaque o aniversário de 150 anos da imigração italiana no Brasil, Mattarella irá participar de diálogos importantes, considerando que o Brasil preside o G20 e a Itália, o G7.

Além disso, temas como o acordo Mercosul-União Europeia, a questão das mudanças climáticas, a transição energética, o combate à fome e à desigualdade, e a proposta brasileira de taxação de super-ricos estarão em pauta durante a visita do presidente italiano. A reciprocidade também marcará a agenda, visto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a Itália em junho como convidado da reunião do G7.

Durante a estadia no Brasil, está prevista a assinatura da renovação do acordo sobre o reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação, bem como a assinatura de memorandos de entendimento entre a Universidade de Turim e a Embrapa. O presidente italiano visitará não apenas Brasília, mas também o Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

No contexto de tensões passadas, a visita de Mattarella representa uma oportunidade para reforçar os laços diplomáticos entre os dois países. Questões como o processo de reconhecimento da cidadania italiana para brasileiros descendentes de imigrantes têm sido foco de tensões nos últimos meses.

A visita do presidente italiano também tem um importante aspecto econômico, com a Itália sendo um dos investidores estrangeiros no Brasil. As trocas comerciais entre os dois países têm potencial para expandir, com a Itália se posicionando como 18º maior investidor no Brasil em 2023. As relações comerciais abrangem diversos setores, desde commodities até produtos industrializados.

Em resumo, a visita de Sergio Mattarella ao Brasil representa não apenas um marco histórico, mas também uma oportunidade para fortalecer os laços políticos, econômicos e culturais entre os dois países. A troca de conhecimentos e a cooperação mútua serão aspectos importantes a serem destacados durante os dias de visita do presidente italiano.

Sair da versão mobile