Estudo revela que ter barba pode indicar motivações sociais de status e conexão familiar, apontam pesquisadores da Polônia e Itália

Um estudo realizado por pesquisadores das universidades da Silésia, na Polônia, e de Pádua, na Itália, revelou que ter barba pode estar relacionado a motivações sociais específicas, como status e comprometimento com o cuidado da família. Os pelos faciais sempre foram associados à força e virilidade ao longo dos séculos.

De acordo com a pesquisa, os homens com barba são vistos como mais saudáveis, melhores lutadores e mais confiáveis, mas também podem ser percebidos como mais agressivos e dominantes. Isso sugere que ter barba pode envolver uma mistura de motivações afiliativas e competitivas.

O estudo envolveu a entrevista de 414 homens entre 18 e 40 anos, que forneceram informações sobre seus pelos faciais e preencheram questionários relacionados a motivações para realçar os pelos, motivações sociais fundamentais, estresse do papel de gênero e competição intrasexual. Os resultados mostraram que homens com barba valorizam mais relacionamentos de longo prazo e estão mais interessados em cuidar de suas famílias do que aqueles sem barba.

Além disso, a pesquisa apontou que ter mais pelos faciais não está necessariamente relacionado à competitividade ou ao estresse do papel de gênero. Os homens podem optar por deixar a barba crescer como uma forma de comunicar suas motivações sociais, destacando um foco em relacionamentos românticos de longo prazo e na família.

Os pesquisadores reforçam a importância de mais estudos na área para compreender a variedade de pelos faciais existentes e como os homens os moldam. Este estudo contribui para novos insights sobre por que as barbas continuam sendo uma tendência na moda atualmente.

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