Gestante com Febre do Oropouche perde bebê: SES-PE emite orientações para prevenção e cuidados durante a gravidez.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) emitiu uma nota técnica nesta quarta-feira (17/07) abordando as implicações e cuidados necessários para gestantes em relação à Febre do Oropouche. A emissão da nota veio após a investigação de uma possível perda gestacional causada pela arbovirose em uma mulher com 30 semanas de gravidez, residente em Rio Formoso.

Intitulada “Arboviroses e os Cuidados na Gestação”, a nota técnica pode ser acessada no site do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE). O documento destaca a importância das medidas de proteção para reduzir os riscos às mulheres grávidas e aos seus bebês, além de fornecer diretrizes aos profissionais de saúde para a assistência adequada.

A médica ginecologista e gerente da Geasm, Cleonúsia Vasconcelos, alertou sobre as complicações que as arboviroses podem trazer às gestantes, enfatizando a importância de um acompanhamento próximo, especialmente em situações de vulnerabilidade. Ela ressaltou que não há tratamento antiviral específico para as arboviroses, tornando necessário um manejo sintomático.

Além disso, a nota técnica destaca algumas medidas de prevenção recomendadas, como o uso de repelentes especiais para grávidas e crianças, instalação de mosquiteiros e telas nas residências, uso de inseticidas, vedação de caixas d’água, entre outras.

A SES-PE reforçou seu compromisso com a saúde das gestantes e ressaltou a importância dos profissionais de saúde realizarem avaliações clínicas detalhadas, oferecerem exames diagnósticos e medicações sintomáticas, além de notificar compulsoriamente os casos suspeitos.

Diante da complexidade da situação, os profissionais de saúde devem estar atentos para fazer uma avaliação cuidadosa e garantir um monitoramento adequado para as gestantes infectadas pela Febre do Oropouche. A SES-PE continua monitorando a situação e fornecendo as melhores orientações e cuidados possíveis para garantir a saúde e a segurança das gestantes em Pernambuco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo