Repórter Recife – PE – Brasil

Repórter da Record é demitida após vazamento de entrevista de Lula a investidores da BGC Liquidez no WhatsApp.

Após o vazamento de trechos da entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Record TV em um grupo de Whatsapp com investidores, a emissora tomou a decisão de demitir a repórter Renata Varandas, que também é sócia da casa de análises políticas Capital Advice. A jornalista se tornou o pivô de mais um embate entre o chefe do executivo e o mercado financeiro, ao compartilhar partes da entrevista de Lula com investidores da corretora BGC Liquidez antes da veiculação do conteúdo pela emissora.

Ao ser questionada pela reportagem, Renata Varandas não prestou esclarecimentos até o momento da publicação desta matéria. A Record emitiu uma nota confirmando o desligamento da repórter, dois dias após o ocorrido: “A partir desta quinta-feira (18/07/2024), a repórter Renata Varandas não faz mais parte da equipe de jornalismo da emissora”.

Antes da decisão de demissão, a Record manifestou sua posição condenando o vazamento das informações da entrevista com o presidente da República e prometendo tomar medidas cabíveis após a devida apuração dos fatos.

De acordo com informações apuradas, logo após a entrevista, Renata teria informado membros da Capital Advice sobre alguns dos tópicos abordados por Lula, que seriam divulgados pela emissora no mesmo dia. Esses trechos foram compartilhados em um grupo de WhatsApp da corretora BGC Liquidez, que posteriormente divulgou as informações ao mercado.

Na entrevista, Lula discutiu questões econômicas do país, citando a possível necessidade de cortes de gastos e o cumprimento das metas fiscais, um compromisso do governo atual com o arcabouço fiscal. A corretora BGC Liquidez publicou trechos da entrevista que ainda não haviam sido veiculados pela emissora, gerando repercussão entre os investidores.

Diante disso, a Record decidiu pela demissão de Renata Varandas, encerrando seu contrato de trabalho em meio a esse episódio controverso envolvendo a divulgação antecipada de informações sensíveis à economia do país.

Sair da versão mobile