19ª edição do Festival Vale do Café começa com Serestas Líricas e visitas guiadas a fazendas históricas do Sul Fluminense

A 19ª edição do Festival Vale do Café teve início nesta sexta-feira, às 10h, na bela Fazenda União, em Rio das Flores. O evento, que se estenderá até o dia 28 deste mês, promete uma programação cultural rica e diversificada em outros oito municípios do Sul fluminense.

Com as Serestas Líricas no Vale iniciando as festividades, o Festival Vale do Café promete trazer novidades nesta edição. Segundo a diretora de Produção do festival, Roberta Kelab, a programação foi cuidadosamente organizada para que as dez fazendas participantes estejam próximas umas das outras nos dias de evento, facilitando a locomoção dos visitantes de uma propriedade para outra.

Este ano, as fazendas estreantes Floresta em Vassouras e Santa Rosa em Valença se juntam às já conhecidas fazendas participantes do evento, como Alliança em Barra do Piraí, Vista Alegre em Valença e Monte Alegre em Paty do Alferes. Além disso, a programação inclui espetáculos com ingressos a preços acessíveis, gastronomia regional e apresentações gratuitas em seis dos oito municípios participantes.

Entre os destaques da programação gratuita estão apresentações do Quarteto Semente Choro Jazz em Vassouras e o Cortejo de Tradições na Praça Barão de Campo Belo, reunindo diversas manifestações culturais regionais. O festival também traz música instrumental para a região Sul do estado, aproximando a capital fluminense de uma programação cultural diversificada.

Na cidade de Vassouras, serão oferecidos cursos gratuitos de formação musical, com a presença de renomados músicos e professores. São 120 inscritos nestes cursos, que proporcionam uma semana de imersão musical e conteúdos enriquecedores para os participantes.

O Festival Vale do Café, apresentado pelo Ministério da Cultura e com o patrocínio de diversas empresas e entidades, promete mais uma edição de sucesso que ressalta a importância da cultura do café e valoriza a rica história da região. Com uma programação diversificada e atrativa, o evento se consolida como um dos mais importantes festivais culturais do estado do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo