Repórter Recife – PE – Brasil

Apagão cibernético global gera impactos no Brasil: Presidente do Senado manifesta preocupação e pede ação rápida para restabelecer segurança aos usuários.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou preocupação com o impacto do apagão cibernético global ocorrido na última sexta-feira (19), afetando empresas e serviços em diversos países, inclusive no Brasil. O problema, originado por uma falha na empresa de segurança cibernética CrowdStrike, responsável pela ferramenta Falcon que detecta ataques hackers, gerou transtornos em companhias aéreas, bancos e hospitais.

Pacheco solicitou rapidez na restauração dos serviços afetados e na garantia da segurança dos usuários, destacando a importância da regulamentação da inteligência artificial, em especial seu projeto de lei PL 2.338/2023. O presidente do Senado ressaltou a necessidade de um ambiente virtual seguro e claro para o uso de tecnologias digitais e seus impactos na sociedade.

Na quarta-feira (17), Pacheco ampliou o prazo de funcionamento da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial, presidida pelo senador Carlos Viana e com relatoria de Eduardo Gomes. A comissão, criada em agosto de 2023, analisa projetos sobre princípios éticos para IA, Política Nacional de Inteligência Artificial, regulação do uso da tecnologia em diferentes áreas e mecanismos de governança.

O senador destacou os benefícios da inteligência artificial, mas alertou para os riscos associados, incluindo possíveis ameaças à democracia. A comissão visa a elaborar propostas para garantir a segurança e ética no uso da IA, visando um cenário mais transparente e seguro para a sociedade.

Diante do apagão cibernético e das consequências globais, Rodrigo Pacheco reforça a importância da regulamentação da inteligência artificial como meio de prevenir crises semelhantes e garantir a proteção dos usuários e serviços essenciais. É fundamental a conscientização sobre os riscos da segurança cibernética e a necessidade de medidas preventivas para o uso responsável da tecnologia.

Sair da versão mobile