Ministério da Gestão monitora apagão cibernético mundial e emite alerta caso seja necessário adoção de recomendações técnicas.

Na manhã desta sexta-feira (19), um grande apagão cibernético afetou diversas atividades em todo o mundo, incluindo operações de companhias aéreas, empresas ferroviárias, setor de telecomunicações e até hospitais. De acordo com a empresa de análise de aviação Cirium, até as 7h da manhã, haviam sido cancelados 1.390 voos devido à pane nos sistemas de TI.

O Ministério da Gestão emitiu uma nota afirmando que está monitorando a situação e que alertará as instituições públicas caso haja recomendações técnicas a serem adotadas. O Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC GOV.BR) está atento à situação e prontamente agirá se necessário.

Até o momento, não foram registrados impactos nas operações de voo no Brasil, conforme informado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Da mesma forma, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, garantiu que não foram detectados problemas nos serviços de telecomunicações.

Além das companhias aéreas e dos aeroportos, o apagão cibernético também atingiu hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico. No entanto, o CEO da CrowdStrike, empresa americana de cibersegurança, afirmou que o problema já foi identificado e está sendo corrigido.

A situação ainda gera preocupação em todo o mundo, mas as autoridades competentes estão atuando para minimizar os impactos e garantir a estabilidade dos sistemas afetados. A população e as empresas devem estar atentas a possíveis recomendações técnicas que possam ser emitidas para lidar com as consequências do apagão cibernético.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo