Repórter Recife – PE – Brasil

Belarus e Alemanha realizam negociações sobre cidadão alemão condenado à morte acusado de terrorismo em Belarus, revela porta-voz diplomático.

Belarus e Alemanha estão no centro de uma negociação delicada envolvendo um cidadão alemão condenado à morte por um tribunal bielorrusso, acusado de “terrorismo” e de ser mercenário. As informações foram divulgadas por um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Belarus, neste sábado.

Segundo o porta-voz diplomático de Minsk, Anatoli Glaz, o país propôs soluções concretas com base nas possibilidades atuais para tentar resolver a situação. As negociações estão em andamento entre os diplomatas dos dois países, sem detalhes sobre as possíveis soluções, como uma troca de prisioneiros, por exemplo.

Até o momento, Belarus, um regime autoritário aliado de Moscou, manteve o caso em segredo. A ONG bielorrussa Viasna, especializada no monitoramento de repressões políticas, confirmou que Rico Krieger foi condenado à morte em junho de 2024 por um tribunal de Minsk. De acordo com a ONG, Krieger é um médico militar de 30 anos, detido em Belarus em novembro de 2023 e acusado de atos de terrorismo, de ser mercenário e de criar uma organização extremista.

O Ministério das Relações Exteriores alemão afirmou estar ciente do caso e que a embaixada alemã em Minsk está providenciando os “serviços consulares apropriados” a Krieger. A Alemanha vem condenando a pena de morte, considerando-a cruel e desumana, em todas as circunstâncias. Belarus é o mais recente país da Europa a aplicar a pena capital.

Essas negociações entre Belarus e Alemanha revelam um impasse delicado e complexo, enquanto o destino de Rico Krieger permanece incerto. A comunidade internacional segue atenta ao desenrolar dessa situação, aguardando novos desdobramentos e uma possível resolução diplomática para o caso.

Sair da versão mobile