Repórter Recife – PE – Brasil

Começa nesta semana os Jogos Olímpicos da era moderna, repletos de memórias marcantes, em Paris, após restrições da pandemia.

A contagem regressiva para o maior evento esportivo do planeta chegou ao fim. Nesta sexta-feira (26), em Paris, será realizada a cerimônia de abertura da 33ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. O evento, que se estenderá até 11 de agosto, marca a retomada das competições após uma edição impactada pelas restrições impostas pela pandemia da covid-19.

A história dos Jogos Olímpicos é marcada por momentos inesquecíveis e inspiradores. Em edições passadas, temos o registro de feitos memoráveis, como o ouro conquistado pela seleção de vôlei masculino do Brasil nas Olimpíadas de 1992, e a participação marcante dos atletas brasileiros nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016.

Além do início dos Jogos Olímpicos, a semana reserva outras datas significativas. No dia 25 de julho, celebramos o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana, Afro-Caribenha e da Diáspora, juntamente com o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Essas datas têm como objetivo combater o racismo e o machismo enfrentados por mulheres negras. O dia 25 também é marcado pelo Dia Nacional do Escritor, uma homenagem à classe dos escritores e à sua contribuição para a cultura e literatura brasileira.

No espetro das artes, três figuras emblemáticas são lembradas nesta semana. Completam-se 10 anos da morte de Ariano Suassuna, renomado dramaturgo e defensor da cultura nordestina; celebra-se o centenário de nascimento de Nelson Sargento, ícone do samba brasileiro; e recordamos os 200 anos de Alexandre Dumas Filho, autor do aclamado romance “A Dama das Camélias”.

O mês de julho também reserva outras efemérides que enriquecem nosso legado cultural e histórico. Momentos que nos lembram da importância de preservar e celebrar a diversidade, a arte e a memória de grandes personalidades que deixaram sua marca no mundo. Afinal, a história é feita de pessoas e acontecimentos que moldam o nosso presente e inspiram o futuro.

Sair da versão mobile