Debatedores discutem modelo de Estado para um futuro socialmente justo e sustentável no evento “States of the Future” no BNDES

Durante toda essa semana, representantes de organizações da sociedade civil, especialistas, e profissionais de diversas áreas estão reunidos no Rio de Janeiro para discutir um modelo de Estado voltado para a justiça social e o desenvolvimento sustentável. O evento “States of the Future” está sendo realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e conta com a presença de figuras importantes do cenário político nacional e internacional.

O encontro acontece simultaneamente à reunião do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, juntamente com a União Europeia e a União Africana. Enquanto a reunião do G20 está marcada para começar na quarta-feira, os vice-ministros, secretários e diretores dos ministérios de Finanças e dos Bancos Centrais já estão realizando reuniões preparatórias desde o início da semana.

A programação do evento inclui conferências magnas e painéis em formato de talk-show, com a participação de renomados políticos e especialistas. Entre os confirmados estão o presidente eleito do Conselho Europeu, Antônio Costa, e a ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet. Além deles, também estão presentes personalidades como Ailton Krenak, liderança indígena; Denise Ferreira da Silva, professora da New York University; Mariana Mazzucato, diretora fundadora do Instituto para Inovação e Propósito Público da University College London; e Ha-Joon Chang, professor da School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres.

De acordo com o BNDES, o contexto atual apresenta grandes desafios para os governos ao redor do mundo, com avanços tecnológicos, pandemias, mudanças climáticas e outras questões exigindo respostas urgentes. A construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e socialmente justo é fundamental para enfrentar esses desafios.

Durante os primeiros dias do evento, os debates se concentrarão nos desafios atuais de política industrial, econômica e de sustentabilidade, em meio aos impactos da pandemia de covid-19. As discussões continuarão abordando o papel do Estado na liderança das mudanças necessárias, além de temas como governança global e a construção de futuros mais promissores.

A programação também prevê seminários e diálogos sociais, envolvendo especialistas nacionais e internacionais, organizações da sociedade civil e representantes do setor público. Os temas em destaque serão transformação digital, diversidade, inclusão, futuro do trabalho no serviço público e mudanças na educação.

O evento conta com a participação do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e de outros diretores do banco, além do apoio de diversos Ministérios e organizações internacionais. A expectativa é que esses diálogos e reflexões possam contribuir para a construção de um futuro mais equitativo e sustentável para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo