Planos de saúde realizam 1,9 bilhão de procedimentos médicos em 2023, aponta ANS: consultas lideram a lista

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta segunda-feira (22), os planos de saúde realizaram um total de 1,9 bilhão de procedimentos médicos em 2023. Esse número representa um aumento significativo de 7,4% em relação aos procedimentos realizados no ano anterior, que totalizaram 1,8 bilhão de consultas, exames e cirurgias em todo o país.

De acordo com o levantamento feito pela ANS, os procedimentos mais procurados pelos pacientes foram as consultas médicas, que alcançaram a marca de 275,3 milhões no ano passado. Em seguida, aparecem os procedimentos odontológicos, com um total de 196,2 milhões, e as internações, com 9,2 milhões de procedimentos realizados.

Além disso, o relatório aponta que foram realizadas 79,9 milhões de terapias feitas por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, um aumento de 19,7% em comparação com o ano anterior. Os exames também tiveram um grande destaque, totalizando 1,1 bilhão de procedimentos ao longo do ano.

Essas informações fazem parte do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, uma pesquisa que utiliza os dados repassados pelas operadoras de planos de saúde à ANS. Esse mapa é uma das ferramentas que justificam o reajuste anual nos planos de saúde.

O aumento no volume de procedimentos médicos realizados pelos planos de saúde reflete a demanda crescente por serviços de saúde suplementar no país. Com um maior acesso a consultas, exames e terapias, os beneficiários dos planos de saúde têm buscado cada vez mais atendimento médico de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo