Presidente do BNDES defende ações estratégicas de Estado para enfrentar desafios das mudanças climáticas no encontro States of the Future.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, fez uma declaração nesta segunda-feira (22) que ressalta a importância de ações estratégicas de Estado para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Durante a abertura do encontro States of the Future, Mercadante destacou a necessidade de mobilização das instituições para lidar com os impactos dessas mudanças que afetam toda a humanidade.

Ele citou como exemplo a atuação do BNDES em calamidades climáticas, como a recuperação do Rio Grande do Sul após a seca e as enchentes. O banco está fornecendo um financiamento de US$ 4 milhões para reconstruir a economia local, buscando atender as demandas de forma rápida e eficaz. Mercadante também ressaltou a importância de conscientizar o mercado financeiro global sobre os riscos do não enfrentamento das questões climáticas, destacando a necessidade de recursos para lidar com essa situação.

Além disso, o presidente do BNDES mencionou desafios como a descarbonização da economia e o estímulo à economia verde, alinhando as ações do banco com as metas Paris +10 da Cop 30. Ele também falou sobre o apoio financeiro para combater o crime organizado na região amazônica.

O evento States of the Future, um fórum internacional que reúne diversas entidades, incluindo governos, instituições acadêmicas e o setor privado, tem como objetivo fomentar discussões sobre as capacidades estatais diante dos desafios do século XXI.

Durante a abertura do evento, várias autoridades, como a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, também destacaram a importância do desenvolvimento sustentável e da promoção de uma vida digna para todas as pessoas. Esther Dweck ressaltou a necessidade de atualização dos programas de desenvolvimento e governança econômica internacional, enquanto enfatizava o papel do Estado nesse processo.

Portanto, as discussões realizadas nesse encontro visam estimular um diálogo interdisciplinar e multissetorial sobre os desafios atuais e a necessidade de ações conjuntas para enfrentá-los.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo