Repórter Recife – PE – Brasil

Joe Biden explicará renúncia à reeleição em discurso solene; Saúde e desempenho em debate com Trump são foco da justificativa.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, surpreendeu a nação ao anunciar nesta quarta-feira (24) a sua desistência da candidatura à reeleição. Em um discurso solene no Salão Oval da Casa Branca, Biden abordou os motivos que o levaram a retirar sua candidatura e explicou os planos para os próximos seis meses restantes do seu mandato.

Aos 81 anos, o presidente democrata enfrentava pressões internas dentro do próprio partido devido a dúvidas sobre sua saúde física e mental, destacadas após um debate decepcionante contra o candidato republicano Donald Trump. A decisão de Biden de abandonar a corrida presidencial veio no domingo, quando publicou uma carta nas redes sociais, após prometer permanecer na disputa até o fim.

A vice-presidente Kamala Harris, que assumiu a liderança da campanha presidencial democrata, destacou sua visão de um futuro mais justo e igualitário para todos os americanos durante um comício em Indianápolis. Com o apoio de diversas personalidades e congressistas do partido, Harris é praticamente garantida como a candidata democrata na convenção de agosto.

Enquanto isso, o atual presidente Donald Trump segue mobilizado, realizando eventos de campanha e buscando capitalizar o sucesso recente na convenção republicana. Trump enfrenta um novo cenário eleitoral, agora com Kamala Harris como adversária, e já se comprometeu a participar de um debate com ela, considerando-a uma rival mais fácil de derrotar do que Biden.

As pesquisas eleitorais mostram um cenário equilibrado entre os dois candidatos, com uma leve vantagem para a democrata Kamala Harris. A incerteza paira sobre o futuro da corrida presidencial nos Estados Unidos, com Biden fora da disputa e uma nova dinâmica se formando entre os candidatos. A nação aguarda com ansiedade os desdobramentos dessa reviravolta na política americana.

Sair da versão mobile