População de estrangeiros no Japão atinge marca histórica de 3 milhões, representando quase 3% da população, revelam dados oficiais.

A população de estrangeiros no Japão atingiu a marca histórica de 3 milhões de pessoas pela primeira vez, representando um aumento de 11% em relação aos anos anteriores. Os dados foram divulgados pelo Ministério de Assuntos Internos do Japão na última quarta-feira, 24.

Esses estrangeiros agora compõem quase 3% da população total do país, sendo a maioria deles indivíduos em idade ativa, entre 15 e 64 anos. Esse aumento na população estrangeira ocorre em um cenário em que a população japonesa total registrou uma diminuição pelo 15º ano consecutivo em 2023, com uma queda de mais de meio milhão de pessoas. Esse declínio é atribuído ao envelhecimento da população e à baixa taxa de natalidade, que atingiu um recorde mínimo de 730 mil nascimentos no ano passado.

Os jovens japoneses, conforme indicam pesquisas, estão demonstrando cada vez mais relutância em se casar e ter filhos. Isso é motivado por diversas razões, como perspectivas de emprego ruins, alto custo de vida e uma cultura corporativa que sobrecarrega as mulheres e mães trabalhadoras. Essa tendência, juntamente com a projeção de queda de cerca de 30% na população até 2070, levou o governo japonês a destinar bilhões de dólares em incentivos para os jovens casais terem mais filhos.

Embora as medidas governamentais visem principalmente casais casados, especialistas alertam que é essencial abordar a crescente parcela de jovens que optam por não se casar. Com essa perspectiva de diminuição da população e envelhecimento acentuado, o Japão enfrenta desafios significativos em relação à sustentabilidade de sua população no longo prazo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo