Maduro garante respeitar resultado das eleições na Venezuela após votar em Caracas neste sábado.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, compareceu às urnas na manhã deste sábado para votar e afirmou que garantirá que o resultado das eleições de domingo seja respeitado. Maduro está buscando seu terceiro mandato presidencial e enfrenta a pressão da oposição, liderada pelo diplomata Edmundo Gonzalez Urrutia.

Em declarações após votar em Caracas, Maduro afirmou: “Eu reconheço e vou reconhecer o resultado eleitoral, a contagem dos votos, e vou garantir que eles sejam respeitados”. Ele fez um apelo à oposição para que também reconheça os resultados.

Os locais de votação na Venezuela abriram às 06h00 no horário local (07h00 em Brasília) e quase 21 milhões de pessoas estão registradas para votar, em uma população de 30 milhões. No entanto, analistas estimam que apenas 17 milhões poderão comparecer, devido à crise que assola o país há uma década.

O horário de funcionamento dos locais de votação está previsto até as 18h00 (19h00 em Brasília), com a possibilidade de ampliação em caso de necessidade.

Essas eleições na Venezuela acontecem em um cenário de forte polarização política e econômica, com a oposição se apresentando como favorita pela primeira vez em 25 anos. O resultado dessas eleições terá impacto não apenas no país, mas também na geopolítica da América Latina.

Permaneceremos acompanhando de perto os desdobramentos desse processo eleitoral e os resultados que serão anunciados nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo