Análises de especialistas apontam que o novo modelo educacional adotado, que já passou por reformulações neste ano devido a críticas recebidas, pode ter contribuído para esse resultado. Os dados divulgados pelo SAS Educação, obtidos junto ao Inep, indicam que a nota média das escolas públicas em Matemática caiu de 507 para 503, enquanto a das privadas subiu de 601 para 618. Em relação a Ciências da Natureza, as mudanças foram de 473 para 472 nas escolas públicas e de 530 para 541 nas privadas.
Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações do SAS Educação, ressaltou que, embora a prova de Matemática tenha sido considerada mais fácil este ano, os estudantes das escolas públicas tiveram um desempenho inferior nas habilidades básicas, refletindo também em Ciências da Natureza e ocasionando a queda nas notas.
O Novo Ensino Médio, instituído pela lei de 2017, previa a adoção desse modelo por todas as escolas a partir de 2022. No entanto, alguns estados, como São Paulo, anteciparam essa implementação, o que impactou diretamente os estudantes que prestaram o Enem em 2023. A redução na carga horária de disciplinas como Matemática e Ciências da Natureza nos currículos estaduais foi apontada como um fator relevante para a queda no desempenho dos alunos.
Diante desse panorama, o Congresso aprovou uma nova reforma educacional que ampliará as aulas de disciplinas básicas ao longo de todos os anos do ensino médio, visando melhorar os resultados e a aprendizagem dos estudantes. A disparidade de implementação do Novo Ensino Médio entre as redes pública e privada, somada ao aumento no número de inscritos no Enem de 2023, podem ter contribuído para as diferenças de desempenho observadas.