Reunião entre Celso Amorim e Nicolás Maduro discute transparência no processo eleitoral na Venezuela

O assessor internacional para a Presidência da República, Celso Amorim, realizou uma importante reunião na tarde desta segunda-feira com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio de Miraflores. O encontro contou com a presença do presidente da Assembleia Nacional (AN), Jorge Rodríguez, considerado o braço direito de Maduro.

Durante a reunião, Maduro comunicou a Amorim que seu governo irá entregar as atas eleitorais nos próximos dias, em resposta a um pedido de transparência feito pelo Brasil em relação ao processo eleitoral. O clima do encontro foi cordial, conforme relatos de fontes diplomáticas.

Durante a conversa, Maduro alertou Amorim sobre o risco de seu governo sofrer um golpe por parte da extrema direita. Enquanto isso, a oposição continua denunciando uma possível fraude nas eleições, alegando que seu candidato mais forte, Edmundo González Urrutia, foi o vencedor do pleito.

Uma das fontes confiáveis para a missão de Amorim é o Centro Carter. Há também conversas em andamento com observadores da ONU, embora haja certas dúvidas sobre suas inclinações políticas por parte da missão enviada por Lula.

Ao final do encontro, o enviado de Lula propôs uma reunião com González Urrutia, excluindo a líder opositora María Corina Machado. Amorim ressaltou a importância de ter certeza sobre as atas eleitorais antes de se posicionar sobre a eleição.

A expectativa era de um comunicado conjunto entre Brasil, Colômbia e México, mas isso ainda não se concretizou. Amorim deverá retornar ao Brasil nesta terça-feira, após uma série de diálogos e encontros importantes na Venezuela.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo