Falha durante reboque resulta em colisão entre aviões da Gol e Latam no aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Um incidente inusitado ocorreu no Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul de São Paulo, envolvendo duas grandes companhias aéreas brasileiras. Durante o reboque de uma aeronave, um Airbus A319 da Latam acabou colidindo com um Boeing 737 MAX 8 da Gol, resultando em danos significativos, principalmente para a aeronave da Gol.

O impacto da asa do Airbus no estabilizador vertical do Boeing paralisou ambas as aeronaves, impossibilitando que realizassem voos pelo restante do dia. O voo LA3064, operado pelo Airbus PT-TMT e que tinha previsão de decolar no início da noite, teve que ser cancelado devido aos danos causados na fuselagem da aeronave.

Até o momento, as causas do incidente ainda não foram esclarecidas. A concessionária responsável por Congonhas, Aena, informou que a colisão foi resultante de uma falha no equipamento de “pushback”, utilizado por empresas terceirizadas pelas companhias aéreas. Felizmente, não houve feridos e os passageiros foram prontamente realocados para outros voos.

É importante ressaltar que colisões entre aeronaves em solo são consideradas raros, mas representam uma preocupação no setor de aviação devido aos danos materiais e possíveis impactos na segurança operacional. As investigações sobre o ocorrido devem ser realizadas para identificar as circunstâncias que levaram a este acidente, visando prevenir situações semelhantes no futuro.

Aos passageiros afetados pelo cancelamento do voo, fica a expectativa de que as operações voltem ao normal o mais breve possível, garantindo assim a continuidade da prestação do serviço de transporte aéreo pelas companhias envolvidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo