Repórter Recife – PE – Brasil

Inep divulga cartão de confirmação para primeira etapa do Revalida 2024.2; prova marcada para 25 de agosto em nove cidades.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje, terça-feira (30), o cartão de confirmação da inscrição para a primeira etapa da segunda edição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida 2024.2.

A prova está agendada para o dia 25 de agosto e será realizada em diversas cidades do Brasil, como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O Revalida é uma etapa obrigatória para médicos formados no exterior que pretendem exercer a profissão no Brasil. A nota de corte para a edição 2024.2 foi divulgada anteriormente pelo Inep, sendo de 86,659 na primeira fase, de um total de 150 pontos possíveis.

Os candidatos inscritos nesta segunda edição do Revalida terão que enviar a documentação comprobatória de conclusão do curso de Medicina entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. O resultado final da primeira etapa está previsto para o dia 25 de outubro.

Além disso, hoje também é o último dia para recurso contra o Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) da segunda etapa do Revalida 2024.1, que se encerra às 23h59. Nessa etapa, os participantes têm a possibilidade de questionar apenas o gabarito da prova, sem a reavaliação de desempenhos individuais. As provas foram aplicadas nos dias 20 e 21 de julho.

O Revalida é composto por duas etapas, sendo a primeira teórica e a segunda prática, abordando as cinco grandes áreas da medicina. O objetivo é avaliar as habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este processo se mostra essencial para garantir a qualidade e segurança dos profissionais de saúde que atuam no país, atendendo às exigências do sistema de saúde brasileiro.

Sair da versão mobile