Hamas anuncia funeral de líder político em Teerã e Doha após assassinato; cerimônia será transmitida ao vivo.

O líder político do movimento islamista palestino Hamas, Ismail Haniyeh, será sepultado em Doha, conforme anunciado pela organização nesta quarta-feira (31). Haniyeh foi assassinado e seu funeral público está marcado para esta quinta-feira (1) em Teerã, no Irã.

De acordo com o comunicado emitido pelo Hamas, a cerimônia fúnebre oficial e pública acontecerá em Teerã antes do traslado do corpo para Doha, onde ocorrerá o enterro na sexta-feira (2) do que eles chamam de “mártir líder do movimento”.

O anúncio do sepultamento de Ismail Haniyeh em Doha e o funeral público em Teerã geraram repercussão internacional. O líder do Hamas era uma figura controversa e sua morte levantou questões sobre o impacto que isso terá no cenário geopolítico da região do Oriente Médio.

Além disso, o fato de a cerimônia de despedida de Haniyeh acontecer em dois países distintos, Teerã e Doha, também desperta curiosidade e especulações sobre as relações entre o movimento Hamas, o Irã e o Catar.

A morte de Ismail Haniyeh representa uma perda significativa para o Hamas, que agora terá que lidar com o desafio de preencher o vácuo deixado por seu líder político. A repercussão desse evento tende a influenciar não apenas a política interna do movimento, mas também as relações internacionais da região.

Acompanharemos de perto os desdobramentos desses eventos e suas possíveis consequências no cenário político internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo