Qualidade da água do rio Sena melhora e permite realização das provas do triatlo em Paris após adiamento devido à poluição.

Na manhã de quarta-feira (31), em Paris, novas medições nos níveis de poluição do rio Sena foram realizadas após uma noite de chuva intensa. Os resultados mostraram uma melhora significativa na qualidade da água, o que permitiu a realização das provas do triatlo. A competição masculina, que havia sido adiada devido à poluição, finalmente pôde acontecer, com os atletas enfrentando as águas do rio que corta a capital francesa.

O evento teve início com a competição feminina, que começou às 3h no horário de Brasília. As atletas iniciaram a prova com a etapa de natação a partir da ponte Alexandre III. O triatlo combina natação, ciclismo e corrida, totalizando 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. A francesa Cassandre Beaugrand foi a grande vencedora da prova feminina, conquistando a medalha de ouro com o tempo de 1h54min55seg.

Na competição masculina, que teve início às 5h45, os atletas percorreram o mesmo trajeto das mulheres. O britânico Alex Yee surpreendeu ao ultrapassar o neozelandês Hayden Wilde na última volta da corrida e conquistar a medalha de ouro, com um tempo total de 1h43min33. O francês Leo Bergere ficou com o bronze, para a alegria da torcida local, enquanto Miguel Hidalgo, do Brasil, alcançou a 10ª posição, a melhor colocação de um atleta brasileiro na história do triatlo olímpico.

A expectativa agora se volta para a prova do revezamento misto do triatlo, que acontecerá no domingo (5) e contará com a participação de homens e mulheres na mesma equipe. O Brasil será representado por Vittoria Lopes, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Miguel Hidalgo. A realização da prova está sujeita às condições de balneabilidade do rio Sena, que após a chuva apresentou melhorias significativas em seus índices de poluição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo