PIB brasileiro deve crescer mais do que o esperado em 2024, aponta avaliação da IFI, com aumento de 2,3% no ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil está previsto para crescer mais do que o inicialmente estimado no ano de 2024, de acordo com análise divulgada pela Instituição Fiscal Independente (IFI) nesta quinta-feira (1º). A previsão é de um aumento de 2,3% neste ano, caso o desempenho econômico positivo observado no primeiro semestre se mantenha ao longo do restante do ano.

A IFI apontou que, apesar dos impactos das enchentes no Estado do Rio Grande do Sul, a atividade econômica superou as expectativas ao longo do segundo trimestre, o que indica uma tendência de alta na projeção do PIB para 2024. Os dados mais recentes do Banco Central e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) confirmam que a economia nacional cresceu no segundo trimestre e essa trajetória positiva deve se manter até o final do ano.

Mesmo com os prejuízos econômicos decorrentes da tragédia no Rio Grande do Sul, a IFI mencionou que o consumo de bens e serviços apresentou resultados positivos em outras regiões do país graças ao bom desempenho do mercado de trabalho, caracterizado pelo aumento do emprego e dos rendimentos reais. Anteriormente, a expectativa da IFI era de um crescimento de 2% para o PIB em 2024, de acordo com o Relatório de Acompanhamento Fiscal de junho.

Além da IFI, outras instituições como a FGV (2,2%), o Fundo Monetário Internacional (FMI) (2,1%) e o Ministério da Fazenda (2,5%) também projetam um crescimento acima de 2% para o PIB brasileiro em 2024. No ano de 2023, o crescimento do PIB do Brasil foi de 2,9%, totalizando R$ 10,9 trilhões.

O PIB é um indicador fundamental da atividade econômica de um país, refletindo o valor de todos os bens e serviços finais produzidos dentro de seu território no mercado formal. A comparação entre a produção de um ano com o ano anterior indica se a economia está em um ciclo de expansão ou crise.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo