Lula recebe ligação de Macron para discutir posição do Brasil sobre eleições na Venezuela em meio a sua agenda no Chile.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu uma ligação importante nesta segunda-feira, 5. Foi o presidente da França, Emmanuel Macron, quem entrou em contato com o líder brasileiro enquanto este cumpria sua agenda em Santiago, no Chile. O telefonema foi marcado por elogios de Macron à posição do Brasil, Colômbia e México em relação às eleições na Venezuela, que estão sob suspeita de fraude.

De acordo com informações divulgadas pelo Palácio Itamaraty, Macron elogiou a postura dos três países latino-americanos, destacando a importância do posicionamento conjunto expresso em uma nota divulgada na semana anterior. O governo brasileiro também ressaltou que o presidente Lula reiterou seu compromisso com a busca por uma solução pacífica para a crise na Venezuela, que respeite a soberania do povo venezuelano.

A nota conjunta emitida por Brasil, Colômbia e México ressalta a importância da apuração transparente dos votos na Venezuela, pedindo que as autoridades eleitorais do país divulguem os resultados de forma detalhada. O processo eleitoral venezuelano tem sido alvo de críticas da oposição, que denuncia possíveis fraudes nas eleições que deram a vitória ao ditador Nicolás Maduro.

Além disso, durante a ligação, Macron agradeceu a presença da primeira-dama brasileira, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, na abertura das Olimpíadas de Paris. O presidente Lula retribuiu o gesto de cortesia do líder francês, agradecendo o carinho recebido.

Diante deste contexto diplomático e das tensões na Venezuela, a postura do Brasil, Colômbia e México é elogiada internacionalmente e reforça o compromisso desses países em buscar uma solução pacífica e democrática para a crise no país vizinho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo