Novas regras eleitorais entram em vigor a partir de amanhã, afetando propaganda e transmissões ao vivo; saiba o que muda

Hoje, segunda-feira, é o prazo final para que todos os partidos políticos realizem suas convenções partidárias, nas quais serão decididas questões cruciais para as eleições de 2024, incluindo a formação de coligações e a escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. As decisões tomadas nestas convenções terão um impacto significativo no cenário político das disputas municipais.

A partir de amanhã, terça-feira, novas regras eleitorais entrarão em vigor, afetando diretamente as emissoras de rádio e televisão. A transmissão de imagens relacionadas a pesquisas eleitorais ou outras consultas populares será proibida, caso seja possível identificar os entrevistados ou haja manipulação de dados. Além disso, a divulgação de propaganda eleitoral e o tratamento privilegiado de candidatos por meio de transmissões ao vivo, podcasts ou programas eleitorais estarão sujeitos a restrições a partir desta data.

Na quarta-feira, quando faltarão 60 dias para as eleições, os juízes eleitorais serão responsáveis por divulgar a lista de mesários e mesárias designados para atuar durante o processo eleitoral, oferecendo apoio logístico fundamental para o bom funcionamento das eleições.

Com a proximidade do início da propaganda eleitoral oficial, que começará no dia 16 de agosto, os candidatos poderão realizar uma série de atividades para promover suas campanhas, como lives, uso de autofalantes, comícios e distribuição de material de campanha. As regras para a veiculação de anúncios pagos de propaganda eleitoral também serão estabelecidas, visando garantir a equidade e transparência no processo eleitoral.

Todas essas mudanças têm como objetivo principal assegurar uma campanha eleitoral mais justa e equilibrada, garantindo que todos os candidatos tenham as mesmas oportunidades e que os eleitores possam fazer suas escolhas de forma informada e imparcial. A democracia agradece.

Para mais informações, entre em contato pelo número (81) 998103016 (WhatsApp) ou pelo e-mail: jornalismo@pernambuconoticias.com.br.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo