Presidente do Senado recebe estudantes do programa Jovem Senador e destaca importância da diversidade na democracia

Na tarde desta terça-feira (6), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu no Salão Negro os 27 estudantes da edição 2024 do programa Jovem Senador, destinado a alunos do ensino médio de escolas públicas de todo o país. Em um gesto simbólico de acolhimento, Pacheco ressaltou a importância da presença dos jovens na Casa, afirmando que eles trazem uma “oxigenação necessária” às atividades legislativas.

Durante o encontro, o presidente do Senado destacou a diversidade representada pelos estudantes, provenientes de diferentes regiões do Brasil. Ele enfatizou a importância de respeitar a diversidade de origens, memórias e ideias, elementos fundamentais para a democracia. Pacheco expressou confiança de que, ao final da semana, os participantes terão uma compreensão mais ampla das questões que impactam diversas regiões do país.

Os jovens senadores, um representante de cada estado e do Distrito Federal, foram os vencedores do concurso de redação deste ano, que teve como tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Além das atividades previstas, como reuniões de comissões temáticas para discussão de ideias legislativas, as propostas aprovadas pelos alunos poderão ser apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e se tornarem projetos de lei.

Durante o discurso aos estudantes, Rodrigo Pacheco relembrou a aprovação do PLS 756/2015, originado do programa Jovem Senador e aprovado pelo Senado em março. O projeto estabelece diretrizes para a implementação da educação em tempo integral, destacando a importância de um aprendizado mais extenso e enriquecedor para os alunos.

O presidente eleito pelos jovens senadores, Davi Baia Camilo, de Minas Gerais, já tem quatro ideias para projetos de lei, incluindo a criação de uma disciplina sobre cidadania nas escolas e um cargo de segurança para situações de invasão. O senador Paulo Paim elogiou a capacidade dos alunos e se comprometeu a apoiar a transformação das propostas aprovadas em leis.

O Programa Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas, com a participação de alunos selecionados por meio de concurso de redação. A edição de 2024 contou com a participação recorde de 171 mil inscritos, promovendo o debate e a participação ativa da juventude na construção de um futuro mais democrático e igualitário para o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo