Epidemia de dengue no Brasil já causou mais de 5 mil mortes em 2024, alerta Painel de Monitoramento de Arboviroses.

O Brasil tem enfrentado uma verdadeira epidemia de dengue em 2024, com um aumento significativo no número de mortes em relação ao ano anterior. Segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses, já foram registrados 5.008 óbitos pela doença, um aumento de mais de quatro vezes em comparação com o ano anterior, que teve 1.179 mortes.

Além disso, há ainda 2.137 mortes em investigação pela doença, o que indica a gravidade da situação. O número de casos prováveis de dengue no país já ultrapassa os 6 milhões, com um coeficiente de incidência de 3.176,1 casos para cada 100 mil habitantes e uma letalidade de 0,08 em casos prováveis.

Os dados levantados mostram que a doença afeta de forma mais intensa as mulheres, representando 55% dos casos prováveis, enquanto os homens correspondem a 45%. O grupo etário mais atingido pela dengue é de 20 a 29 anos, seguido pelos de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos. Por outro lado, os grupos com menos registros de casos são menores de 1 ano, 80 anos ou mais e 1 a 4 anos.

Quanto à distribuição dos casos por estado, São Paulo é o mais afetado, com 2.066.346 casos prováveis de dengue, seguido por Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Por outro lado, estados como Roraima, Sergipe, Acre e Rondônia apresentam menor incidência da doença.

Em relação ao coeficiente de incidência, o Distrito Federal lidera a lista, seguido por Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Já unidades federativas como Roraima, Sergipe, Ceará e Maranhão apresentam os menores índices.

Diante desses números preocupantes, medidas emergenciais de prevenção e combate à dengue se fazem necessárias para conter essa epidemia que assola o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo