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Ministério da Cultura lança Brasil Criativo para impulsionar Economia Criativa no país e fortalecer indústria criativa.

O Ministério da Cultura (Minc) promoveu nesta quarta-feira (7) o lançamento do Brasil Criativo no Rio de Janeiro. Trata-se de um conjunto de diretrizes que irão nortear a implementação da Política Nacional de Economia Criativa, visando fortalecer a economia criativa como estratégia para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Brasil.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, marcou presença no evento e ressaltou a importância de uma agenda efetiva para guiar programas, projetos e ações concretas voltadas para a dimensão da criatividade e cultura. Com quinze diretrizes estabelecidas, a política de Economia Criativa terá como foco a divulgação de estudos, formação de gestores e empreendedores, aumento de investimentos, promoção da diversidade e inclusão produtiva.

Margareth Menezes enfatizou a relevância das diretrizes para qualificar o setor e impulsionar o produtor e as atividades da indústria criativa, como o audiovisual, os direitos autorais e o artesanato brasileiro, que exercem um papel significativo no PIB nacional. A ministra ressaltou a importância de criar conceitos que contribuam para o crescimento e fortalecimento dessa indústria.

Além disso, foi anunciado durante o evento que Cláudia Sousa Leitão reassume a liderança da Secretaria da Economia Criativa do MinC, cargo que ocupou anteriormente entre 2011 e 2013. Cláudia possui mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Sociologia pela Sorbonne.

Com o Brasil Criativo e as diretrizes estabelecidas, o Ministério da Cultura reforça seu compromisso em impulsionar a economia criativa do país e promover o desenvolvimento e fortalecimento de setores fundamentais para a cultura e economia brasileira.

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