Programa Pé-de-Meia será ampliado para quase quatro milhões de beneficiados até setembro, anuncia presidente Lula em Fortaleza.

O programa Pé-de-Meia, que beneficia estudantes do ensino médio de escolas públicas com renda familiar baixa, terá um aumento significativo no número de beneficiados, chegando a quase quatro milhões até setembro. A decisão de ampliar o programa foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante um evento em Fortaleza, no Ceará, no dia 2 de agosto.

Essa expansão do Pé-de-Meia incluirá não apenas estudantes do ensino médio, mas também alunos da educação de jovens e adultos (EJA) que atendam aos critérios estabelecidos. Com essa medida, o número de beneficiados pelo programa passará de 2,7 milhões para quase quatro milhões.

O Ministério da Educação já garantiu que os recursos para os pagamentos das parcelas estão assegurados. Os estudantes que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais e estão matriculados em escolas públicas receberão uma poupança do ensino médio a partir de agosto, enquanto os alunos da EJA começarão a receber a partir de setembro.

O Programa Pé-de-Meia tem como objetivo incentivar a permanência e conclusão dos estudos no ensino médio. Os estudantes beneficiados recebem uma bolsa mensal de R$ 200, que pode ser sacada a qualquer momento. Além disso, ao final de cada ano letivo, eles recebem um depósito de R$ 1.000, que só pode ser retirado após a formatura no ensino médio.

A adesão ao programa foi feita por todos os estados brasileiros, pelo Distrito Federal e por 74 secretarias municipais de educação que oferecem ensino médio público regular. A iniciativa visa reduzir a taxa de repetência e evasão escolar no país, que em 2022 foi de 3,9% e 5,9%, respectivamente.

Dessa forma, a ampliação do programa Pé-de-Meia representa um importante avanço na inclusão social e no estímulo à educação no Brasil. A medida beneficiará milhões de estudantes que, com esse apoio financeiro, terão mais condições de concluir seus estudos e adquirir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo