De acordo com o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, os gravadores encontrados são o Cockpit Voice Recorder, responsável por gravar as vozes dos pilotos e os sons na cabine, e o Flight Data Recorder, que registra informações técnicas como a velocidade da aeronave, inclinação e configuração dos equipamentos. Esses dados são essenciais para a reconstrução do acidente e para a prevenção de futuros incidentes na aviação.
A recuperação dos dados contidos nos gravadores será realizada com agilidade, mas o tempo necessário dependerá das condições em que os equipamentos foram encontrados. O brigadeiro Moreno destacou a importância de descobrir as causas do acidente e ressaltou que, se necessário, os gravadores poderão ser enviados aos Estados Unidos, onde está localizado o fabricante, para uma análise mais detalhada.
O Centro de Investigação conta com um laboratório em Brasília, único no Hemisfério Sul com capacidade de analisar as caixas pretas, além de um laboratório na Austrália. Ainda não há informações divulgadas sobre as possíveis causas do acidente, mas todas as informações relativas ao voo serão cuidadosamente analisadas para a elaboração de um relatório final.
A aeronave em questão era um turboélice modelo ATR-72, matrícula PS-VPB, e realizava o voo 2283 de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) quando ocorreu o acidente fatal, deixando 61 pessoas, entre passageiros e tripulação, sem vida. A investigação do Cenipa seguirá integrando diversos fatores, como aspectos humanos, operacionais e materiais, a fim de esclarecer as circunstâncias que levaram a essa tragédia aérea.