Repórter Recife – PE – Brasil

Queda de Avião em Vinhedo: Detalhes sobre o Acidente Envolvendo ATR-72 500 da Voepass e as Respostas da ATR

Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na última sexta-feira, 9. A aeronave era do modelo ATR-72 500, fabricado pela Avions de Transport Régional (ATR), uma joint-venture entre Airbus e Leonardo. Esse tipo de avião é conhecido por sua segurança e é amplamente utilizado em voos regionais.

O ATR-72 500, fabricado em 2010, tem capacidade para 68 assentos e uma velocidade máxima de cruzeiro de 510 km/h. Equipado com dois propulsores Pratt and Whitney Canada, mede 27,16 metros de comprimento e 27,05 metros de envergadura. A ATR é a principal fornecedora de aeronaves com até 90 assentos em todo o mundo, com modelos presentes em aproximadamente 200 companhias aéreas de mais de 100 países.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o ATR-72 da Voepass, companhia a qual o avião pertencia, estava com todos os certificados de matrícula e de aeronavegabilidade em dia. Os quatro tripulantes também possuíam licenças válidas.

Antes do acidente em Vinhedo, a aeronave realizou três voos no mesmo dia, partindo de Guarulhos para Ribeirão Preto e Cascavel. A empresa europeia ATR manifestou seu pesar pelo acidente e afirmou que seus engenheiros estão dando todo o suporte na investigação.

Dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) revelam que, nos últimos dez anos, aviões da ATR se envolveram em 456 incidentes e cinco acidentes no Brasil. Apesar disso, as aeronaves da ATR são as que menos se envolveram em ocorrências no país, em comparação com outros fabricantes como Airbus e Boeing.

Em 2023, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) registrou o menor número de acidentes aéreos no mundo, com uma taxa de 0,8, ou seja, um acidente a cada 1,26 milhão de voos. No entanto, um acidente envolvendo um avião turboélice da ATR em janeiro, no Nepal, resultou na morte de 72 pessoas. Ainda não foram divulgadas as informações sobre as causas do acidente em Vinhedo, mas as autoridades estão empenhadas em esclarecer o ocorrido.

Sair da versão mobile