Repórter Recife – PE – Brasil

Cenipa finaliza fase inicial de investigação após acidente com voo 2283 da Voepass, aguardando conclusão do relatório preliminar.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu a fase inicial da investigação do acidente envolvendo o voo 2283 da empresa aérea Voepass (antiga Passaredo). Na manhã desta segunda-feira (12), a Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou que os motores do turboélice ATR 72-500, fabricado pela Avions de Transport Régional (ATR), foram removidos e transportados para o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) em São Paulo (SP).

Segundo a FAB, a investigação do acidente continua em andamento, com a coleta de informações adicionais para identificar os possíveis fatores contribuintes. O Cenipa deverá apresentar um relatório preliminar com as prováveis causas da queda da aeronave em até 30 dias.

O voo, operado pela Voepass, decolou de Cascavel (PR) na sexta-feira (9) com 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). No entanto, o ATR 72-500 caiu bruscamente durante o voo sobre Vinhedo, no interior paulista, a aproximadamente 110 quilômetros do destino. Infelizmente, não houve sobreviventes.

Além da investigação conduzida pelo Cenipa, a queda do avião está sendo investigada por inquéritos policiais, um instaurado pela Polícia Federal e outro pela Polícia Civil de São Paulo. A FAB também informou que disponibilizou uma aeronave cargueiro, modelo KC-390, para transportar as urnas funerárias das vítimas de São Paulo para Cascavel.

Dentre as 62 vítimas do voo 2283, 24 eram de Cascavel. O KC-390 já está na Base Aérea de São Paulo, aguardando as liberações necessárias para iniciar o transporte das urnas. A investigação busca esclarecer as causas do acidente e revisar os padrões de segurança de voo para prevenir futuros eventos semelhantes.

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