Repórter Recife – PE – Brasil

Blitz da telefonia móvel analisa qualidade dos serviços 4G e 5G na praça do Museu do Amanhã no Rio de Janeiro

Na manhã de hoje (14), a Praça do Museu do Amanhã, localizada no Rio de Janeiro, foi palco de uma intensa blitz da telefonia móvel. Essa ação de fiscalização foi realizada pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o objetivo de analisar a qualidade dos serviços 4G e 5G prestados pelas operadoras de telefonia. Essa iniciativa não se restringiu apenas à Praça do Museu do Amanhã, pois está programada para se estender a outros 23 pontos na região metropolitana do Rio nos próximos dias.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou a importância dessa ação, afirmando que “nós aumentamos os parâmetros de qualidade e estamos cobrando isso das empresas”. A blitz tem como foco as regiões que apresentam altos índices de reclamações por parte dos consumidores, com o intuito de garantir que as empresas cumpram com as promessas feitas à população e ofereçam uma conectividade de qualidade.

O secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, explicou a abordagem detalhada da blitz, destacando a importância de avaliar a qualidade do sinal em cada região especificamente. Com base nesse diagnóstico, a Anatel elaborará um relatório a ser enviado à Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações e às operadoras, que terão um prazo de seis meses para implementar melhorias na rede.

Essa ação faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, o ConectaBR, que visa ampliar a cobertura, melhorar a qualidade dos serviços de telefonia móvel e reduzir as desigualdades regionais. O programa estabeleceu padrões mais rigorosos para a cobertura e a velocidade mínima da internet móvel, com o objetivo de atender às necessidades dos consumidores.

Além da Praça do Museu do Amanhã, outras áreas e pontos turísticos do Rio de Janeiro estão programados para serem alvo dessa blitz da telefonia móvel, demonstrando o compromisso do Ministério das Comunicações em garantir um serviço de qualidade para todos os usuários de telefonia móvel na região metropolitana da cidade maravilhosa.

Sair da versão mobile