Repórter Recife – PE – Brasil

Brasil alcança meta de desempenho no ensino fundamental, mas ainda enfrenta desafios no ensino médio, apontam resultados do Ideb 2023.

No cenário educacional brasileiro, os ensinos fundamental e médio estão conseguindo retomar uma trajetória positiva, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia. De acordo com os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país conseguiu atingir a meta de seis pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) – um valor que se equipara ao desempenho de nações desenvolvidas.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), traz dados animadores. Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o Brasil alcançou 5 pontos, mesmo não atingindo a meta estabelecida em 5,5 pontos. Ainda assim, é possível observar uma retomada positiva em relação ao período pré-pandêmico, com um crescimento em relação aos 4,9 pontos obtidos em 2019.

No conturbado ano de 2021, em que a pandemia trouxe desafios para o setor educacional, o índice de aprovação foi influenciado por políticas que visavam mitigar os impactos negativos sobre os estudantes. Dessa forma, a nota obtida no Ideb foi naturalmente maior: 5,1 pontos.

Já no ensino médio, o Brasil registrou 4,3 pontos em 2023, abaixo da meta de 5,2 pontos estabelecida. No entanto, houve uma evolução se comparado aos anos de 2019 e 2021, quando a pontuação obtida foi de 4,2 pontos.

O Ideb é fundamental para monitorar a qualidade da educação básica no país, reunindo dados sobre o desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática, além dos índices de aprovação. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o Ideb orienta decisões e políticas educacionais, garantindo que programas e iniciativas sejam implementados para atender às necessidades da população.

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