No site Reclame Aqui, conhecido por permitir o registro de opiniões e reclamações sobre experiências de compra e serviços, consumidores afirmam ter adquirido passagens da Latam, mas descobriram depois que os voos seriam operados pela Voepass. Diante disso, muitos solicitam a realocação para outra companhia aérea.
Um fato que contribui para a insegurança dos consumidores foi o acidente aéreo envolvendo uma aeronave da Voepass, que resultou na morte de 62 pessoas. Essa tragédia gerou dúvidas e preocupações sobre a segurança dos voos, levando os passageiros a questionarem seus direitos.
A Agência Brasil e a TV Brasil entrevistaram Roberta Andreoli, presidente da Comissão Especial de Direito Aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, para esclarecer a situação. Segundo ela, todas as aeronaves passam por um processo de certificação que garante a segurança dos voos. A mesma garantia foi reforçada pela Anac em uma nota publicada em seu portal, afirmando que a aviação brasileira segue rigorosos padrões de segurança.
Porém, o consumidor precisa estar ciente de que, caso se sinta inseguro em viajar, a desistência do voo após o procedimento de embarque encerrado pode não ser possível. O Procon de São Paulo explicou que cada passagem aérea possui regras e condições específicas, e o direito de arrependimento só se aplica em compras feitas fora do estabelecimento comercial dentro de um prazo determinado.
Reclamações sobre a Voepass têm sido recorrentes, com destaque para problemas no cancelamento de voos, qualidade do serviço prestado e reembolso. O Procon-SP e o Instituto de Defesa do Consumidor orientam os passageiros a buscarem informações claras sobre voos operados em conjunto por diferentes empresas aéreas.